quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Via cerebral ativada por dieta ruim pode aumentar o risco de obesidade e diabetes

Wisconsin's Capital Times (02/10) relata que pesquisadores da University of Winsconsin-Madison "identificaram uma quebra na torre de controle cerebral para a obesidade – um emaranhado complexo sistema de mensagens moleculares que regulam o peso corporal e a quantidade de comida ingerida", conforme os achados detalhados na edição de 3 de outubro de 08 da revista científica Cell. Especificamente, o "grupo descobriu o que" eles chamam de "uma 'via patológica' para a obesidade no hipotálamo". O Times Capital ressalta que o "papel clássico para esta via é induzir inflamação no sistema imune quando o corpo é desafiado com infecções, tais como vírus ou bactérias, machucados ou doenças como o câncer". Mas "esta via pode também ser estressada e ativada por um padrao "que é referido com 'sobrecarga nutricional', um excesso de ingestão de calorias.

Comendo "muitas calorias envia uma mensagem para o cérebro que regula para cima o bem regulado balanço energético do corpo, os pesquisadores mostraram". Portanto, "quanto mais alimento é comido mais açúcar é guardado como gordura". Contudo, o mecanismo também tem uma ligação direta com as doenças associadas com a obesidade, como, diabetes tipo 2 e doença cardiovascular.

Em ratos, a proteína ligada à inflamação IKKβ/NF-kB – que é normalmente inativa, apesar de presente, no cérebro – era ativada quando alimentados com uma dieta rica em gordura e açúcar e uma vez que a proteína fosse ativada, mais os ratos comiam, sugerindo que esta parte da via está envolvida na regulação da ingestão de comida. Usando engenharia genética, os pesquisadores "desligaram a proteína, e estes ratos ficaram protegidos contra obesidade, mesmo com uma dieta rica em gorduras". Espera-se que com medicamentos possa-se também fazer a mesma coisa em pessoas e ser mais uma arma na luta contra a obesidade e as doenças associadas.

Fonte:

Nenhum comentário: