quarta-feira, 15 de outubro de 2008

As gorduras ômega-3 podem reduzir o risco de declínio das células produtoras de insulina em crianças

Tanto os achados de estudos epidemiológicos quanto os de estudos observacionais têm sugerido que a probabilidade de diabetes é menor entre as crianças que consomem óleo de fígado de bacalhau - rico em ácidos graxos ômega-3 eicosapentaenóicos e docosahexaenóicos - em relação às que não o consomem. Pesquisadores do Estudo da Auto-imunidade do Diabetes nos Jovens (DAISY - Diabetes Autoimmunity Study in the Young) exploraram a associação entre o desenvolvimento da auto-imunidade nas ilhotas de Langerhans e o consumo de ácidos graxos ômega-3 e ômega-6 em crianças com risco de diabetes tipo 1 - aquelas parentes em primeiro grau de indivíduos com diabetes tipo 1 e crianças com mutações na região do antígeno leucocitário humano (um fator de risco genético), por exemplo. Foram obtidos os relatos quanto à ingestão de ácidos graxos ômega-3 de todos os participantes.
Das 1.770 crianças que participaram do estudo, entre janeiro de 1994 e novembro de 2006, 58 desenvolveram auto-imunidade nas ilhotas de Langerhans. Depois do ajuste para as diversas co-variáveis, a elevação da ingestão dos ácidos graxos ômega-3 esteve associada a uma redução de 55% no risco de desenvolvimento da auto-imunidade nas ilhotas de Langerhans. Em outro estudo de caso amostral, no qual se avaliou a quantidade de ácidos graxos nas membranas dos eritrócitos de 244 dos participantes, a elevação da quantidade de ácidos graxos ômega-ô esteve associada a uma redução de 37% no risco de auto-imunidade nas ilhotas de Langerhans.

Comentário:

Nesse estudo amostral observacional, os ácidos graxos ômega-3 estiveram associados a reduções nas taxas de desenvolvimento de auto-imunidade nas ilhotas de Langerhans. Esta evidência possivelmente aponta para a eficácia da suplementação com ácidos graxos ômega-3 na condição de estratégia preventiva para crianças com alto risco de diabetes tipo 1; contudo ainda é preciso que novos estudos sobre tal estratégia apresentem seus benefícios de forma clara.

Autora: JoAnne M Foody, MD. para o Journal Watch

Nenhum comentário: