quarta-feira, 24 de outubro de 2007

Cirurgia bariátrica e sobrevida

A obesidade, definida como índice de massa corpórea (IMC – peso em kg dividido pelo quadrado da altura em cm) ≥35, está aumentando nos últimos anos em praticamente todo o mundo nas últimas duas décadas, a obesidade grave (IMC ≥40) tem um crescimento mais acentuado ainda. Atualmente o melhor tratamento para obesidade grave – que apresenta maior perda de peso e melhor manutenção do peso perdido – é a cirurgia bariátrica. A técnica mais usada atualmente entre as disponíveis é o bypass gástrico por mostrar melhor perfil de emagrecimento/complicações.

Em dois estudos publicados na conceituada revista The
New England Journal of Medicine relatam reduções na mortalidade por todas as causas, por doença cardiovascular e por câncer.

A pesquisa liderada por Stjötröm é um estudo prospectivo controlado de cirurgia bariátrica chamado Swedish Obese Sujects (S0S) em que pacientes obesos desejando cirurgia bariátrica foram pareados com obesos que não desejavam a cirurgia, após um seguimento médio de 10,9 anos os pacientes operados emagreceram entre 14 a 25% do peso de base e tiveram uma redução na mortalidade de 29%.

A pesquisa liderada por Adams foi um estudo de coorte retrospectivo com os dados dos controles obtidos das carteiras de motoristas pareados com pacientes que sofreram cirurgia de bypass gástrico. As mortes por todas as causas foram reduzidas por 40%, por diabetes 92% e por doença coronariana 56% e de câncer 60%. A despeito da redução nas mortes relacionadas às doenças após cirurgia de bypass gástrico o risco de morte por causas não relacionadas às doenças (como acidentes, intoxicações não intencionais e suicídio) aumentou em 58% entre os operados mostrando a necessidade de um completa avaliação psicológica e uma abordagem pós-operatória adequada de quaisquer problemas psicológicos que se agravem ou apareçam no pós-operatório.


Referências


Stjötröm et al. Effects of bariatric surgery on mortality in Swedish obese subjects. N Engl J Med. 2007;357(8):741–752

Adams et al. Long-term mortality after gastric bypass surgery. N Engl J Med. 2007;357(8):753–761

Nenhum comentário: