segunda-feira, 1 de outubro de 2007

Antidiabético oral na gestação

Em pesquisa liderada por Jean C. Silva avaliou o uso de glibenclamida (Daonil®, Sanofi-Aventis) no controle do diabetes melito gestacional comparado com insulina. O estudo foi aleatório e aberto (não foi cego quanto ao tratamento utilizado pois a insulina necessita de injeção). Apesar de encontrar glicemias médias idênticas entre os dois grupos as que usaram glibenclamida tiveram mais filhos macrossômicos e mais episódios de hipoglicemia neonatal mostrando diferenças nos desfechos e sugerindo pior controle.

Os autores concluem que a glibenclamida pode ser a droga de escolha no diabetes melito gestacional, entretanto quais pacientes seriam as melhores candidatas não é ainda conhecido. Até que se saiba mais em quem a glibenclamida possa controlar bem a glicemia na gestação o tratamento com deve continuar na prática diária com a insulina e considera-se o uso da glibenclamida apenas em contexto experimental.

Referência:

Silva Jean C., Bertini Anna M., Taborda Wladimir, Becker Felipe, Bebber Fernanda R.L., Aquim Gabriela M.D.C. et al . Glibenclamide in the treatment for gestational diabetes mellitus in a compared study to insulin. Arq Bras Endocrinol Metab. 2007 ; 51(4): 541-546. [Resumo]

Nenhum comentário: