quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Vinagre reduz a glicose pós-prandial

Investigadores do departamento de nutrição da Universidade Estadual do Arizona testaram uma bebida simples vinagre - 20 g de vinagre de maçã, 49 g de água e 1 colher de chá de sacarina - em 10 voluntários saudáveis não diabéticos.

Para fins de comparação, em dias diferentes, os indivíduos foram avaliados após consumir bebida placebo constituída de 60 g de água e 1 colher de chá de sacarina ou de uma bebida de acetato de cálcio. Em cada ocasião, a bebida foi consumida após os voluntários terem ingerido um café da manhã com pão e suco de laranja com o estômago vazio. Amostras de sangue foram colhidas com 0, 30, 60, 90 e 120 minutos após a refeição.

Carol S. Johnson e seus colegas relatam que após os participantes terem consumido a bebida de vinagre, as excursões de glicose em 60 minutos, foram 35% menores do que após o placebo. Em média, o consumo de calorias foi reduzida em >300 calorias para o resto do dia, de acordo com o grupo. Nenhuma diferença foi notada após a bebida acetato de cálcio (bebida do grupo controle).

Para obter os benefícios de saúde completo do vinagre, o consumidor deve ater a formas naturais de vinagres, inclusive vinagre natural feito de cana. Feita a partir de 100 por cento ingredientes fermentados naturalmente, é um dos poucos todos os vinagres naturais disponíveis localmente. Outras fontes naturais para o vinagre incluem coco, dendê e maçãs. Entretanto o estudo usou vinagre de maçã e provavelmente é o melhor a ser usado.

É sempre mais seguro para escolher todos os vinagres naturais. Enquanto o vinagre tem inúmeros benefícios, aqueles que contêm ingredientes não-naturais podem ser muito prejudiciais para os atletas saudáveis.

Há outros estudos que mostraram resultados semelhantes, inclusive um realizado em 2005 na Suécia (link em inglês).

Fonte:

Diabetes Control (em inglês).

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É sempre mais seguro para escolher todos os vinagres naturais. Enquanto o vinagre tem inúmeros benefícios, aqueles que contêm ingredientes não-naturais pode ser muito prejudicial para os atletas saudáveis.
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