segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Uso Prolongado de Inibidor de Bomba de Prótons (OMEPRAZOL entre outros) pode aumentar o risco de fraturas

Em estudo publicado pelo Canadian Medical Association Journal encontrou que pacientes que tomam inibidores de bomba de prótons – omeprazol entre outros – regularmente for 5 anos ou mais tem uma chance 44% maior de fratura de fêmur comparado aos que não usam estes medicamentos.

Neste estudo, os pesquisadores observaram mais de 60.000 adultos com mais de 50 anos, incluindo quase 16.000 que tiveram uma fratura de fêmur, coluna ou punho devido a osteoporose. Entre os que quebraram o fêmur a chance de tomar inibidor de bomba de prótons por 5 anos ou mais foi 62% mais provável que entre os sem fratura. Entre os que usaram os medicamentos por mais de 7 anos o risco de fratura aumentou 400%.

Os pesquisadores supõem que os inibidores de bomba de prótons possam bloquear a absorção de cálcio, que fortalece os ossos. É digno de nota que para os pacientes com problemas graves de estomago – como úlceras sangrantes – os benefícios superam os riscos. Mas para aqueles usando as drogas rotineiramente para controlar sintomas leves de indigestão é aconselhável consultar um médico para, se possível, tentar outra forma de tratamento.

Nenhum comentário: