terça-feira, 26 de agosto de 2008

Estudo sugere que nascidos de cesariana têm risco aumentado de desenvolver diabetes tipo 1

A "Press Association" em 26 de agosto de 2008 relata que um estudo publicado online no periódico Diabetologia indica que "nascidos por cesariana tem 20% a mais de chance de tornar diabético tipo 1 na infância". Enquanto "as razões para tal associação não serem claras", os pesquisadores do Queen's University Belfast "pensam que a exposição à bactérias hospitalares possam estar envolvidos". Além disso, o "risco aumentado não pode ser explicado por outros fatores como peso ao nascer, idade da mãe, ordem do nascimento, diabetes gestacional ou se a criança foi amamentada".

O "risco normal de uma criança tornar-se diabética tipo 1 é 3 em 1000" apontou a BBC (em 25 de agosto de 2008). Ainda, o autor do estudo, Dr. Chris Cardwell disse, "Diabetes tipo 1 na infância tem aumentado a prevalência na Europa recentemente, e a taxa deste aumento sugere que fatores ambientais sejam a causa".

Olhando a teoria, os pesquisadores reviram "20 estudos sobre crianças com diabetes tipo 1", reportou o jornal Times (em 26 de agosto de 2008). Os investigadores "encontraram um conjunto de evidencias sobre o risco das cesarianas, que na Inglaterra responde atualmente por ¼ dos partos e no Brasil por mais de ¾, enquanto a taxa recomendada pela Organização Mundial de Saúde é de 10 a 15%.

Nenhum comentário: