domingo, 4 de maio de 2008

Nutrição -- Café e Vinho -- e Coração

Folha de S.Paulo - Plantão Médico: Suco de uva é bom para o coração - 04/05/2008
(é necessário ser assinante para ler a notícia)
JULIO ABRAMCZYK
Colunista da FOLHA

Durante três dias, cerca de 7.000 médicos assistiram às palestras e conferências de atualização das várias áreas da cardiologia moderna durante as sessões do 29º Congresso da Socesp (Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo), encerrado ontem no Expo Center Norte, na capital.
Os efeitos cardiovasculares do café foram abordados por Rosana Perin Costa, que estudou o perfil lipídico (gorduras no sangue) quando no preparo do café é usado coador ou filtro de papel, que retém substâncias gordurosas: não houve aumento do colesterol.
Ao contrário, o colesterol aumenta no consumo de café expresso e café à moda árabe. Silmara Regina Coimbra mostrou, com base em pesquisa da sua tese de doutorado na FMUSP, a ação benéfica do suco de uva e do vinho tinto na proteção de eventos cardiovasculares em portadores de colesterol alto, pela ação de flavonóides existentes nos líquidos derivados da uva.
Élcio Pfeferman referiu redução de substâncias pró-trombóticas em 30% quando do consumo de 30g/dia de álcool e redução de doença coronária em 24%. Destacou que o consumo exagerado de álcool, porém, pode levar à morte súbita em portadores de doenças das coronárias pelo efeito arritmogênico.
O vice-presidente da Socesp, Luiz Antonio Machado César, analisou a ação protetora do café em diabéticos. Citou pesquisa realizada na Finlândia com diabéticos altos consumidores de café, na qual foi observada redução da mortalidade por problemas do coração, relacionada à redução da taxa de açúcar no sangue.

Nenhum comentário: