quinta-feira, 31 de maio de 2007

Dieta de baixo carboidrato emagrece mais

Em um estudo realizado pelo Dr. Gardner na Universidade de Stanford comparando quatro tipos de dietas que variavam principalmente na quantidade de carboidratos de baixo a alto carboidrato (Atkins -> Zone -> LEARN -> Ornish) e relação inversa de gorduras.

Foram estudadas mulhres pré-menopausa com sobrepeso ou obesidade entre 25 a 50 anos. A que mais emagreceu após 12 meses foi a dieta Atkins (com baixo carboidrato ou low-carb).

Em média os seguidores da dieta Atkins estavam, após 12 meses, 4,7 kg mais magros que no início da dieta.

Além de emagrecer mais a dieta Atkins foi a que mais aumentou o colesterol HDL (bom colesterol) e abaixou os triglicérides, entrentanto pouco reduziu os níveis de colesterol LDL (mau colesterol).

Os níveis de glicemia em jejum e insulina foram iguais entre as dietas e
relacionou-se com a perda de peso.


Uma ressalva a ser feita é que apesar dos bons resultados na balança e nos fatores metabólicos no médio prazo as dietas de baixo carboidrato, como a Atkins, podem não ser tão saudáveis após o emagrecimento durante a fase de manutenção do peso.


Referências:

Gardner CD et al. Comparison of the Atkins, Zone, Ornish, and LEARN diets for change in weight an related risk factors among overweight premenopausal women. The A TO Z weight loss study: a randomized trial. JAMA; 2007(9):969-977

Nenhum comentário: