terça-feira, 22 de maio de 2007

Deita + Exercício = Menos Barriga? Talvez não.

O excesso de gordura acumulado na dentro barriga (dita visceral) é mais prejudicial à saúde que a gordura em excesso acumulada nos quadris e nos outros locais (dita subcutânea) .

Acredita-se que um programa de emagrecimento com dieta e atividade física faça perder mais gordura visceral que um programa com apenas dieta.

Leanne Redman e colaboradores do "Pennington CALERIE Team" (Pennington biomedical Research Center em Baton Rouge, Louisiana) realizaram um estudo clínico aleatório com pessoas com sobrepeso que infelizmente não comprovou esta idéia. A equipe de Redman encontrou que quando se emagrece perde-se a mesma quantidade de gordura corporal (tanto visceral quanto subcutânea) fazendo-se apenas dieta ou dieta e atividade física desde que o déficit calórico seja igual. Isto é, atividade física não ajuda a reduzir a barriguinha mais que dieta.
Pior ainda os dados também sugerem que a massa magra não é preservada com atividade física regular, pelo menos nos indivíduos com sobrepeso.

Esta aparente incapacidade da atividade física em alterar a proporção da distribuição da gordura sugere que a distribuição dos depósitos de gordura sejam programados geneticamente e ou epigeneticamente.

Entretanto a atividade física regular produz indiscutíveis benefícios à saúde além da mudança no peso, como melhora do perfil metabólico e na capacidade aeróbica, além de melhora no humor entre outros benefícios

Referência:

Redman LM et al. Effecti of calorie restriction with or without exercise on body composition and fat distribution. J Clin Endocrinol Metab. 2007;93(3):865-872

Nenhum comentário: