terça-feira, 13 de julho de 2010

Deficiência da vitamina D associada com a demência e doença de Parkinson

Dois estudos parecem apontar para a deficiência da vitamina D como tendo um papel tanto no declínio cognitivo quanto na doença de Parkinson, mas analistas não têm certeza sobre as implicações clínicas.
Um estudo publicado no Archives of Internal Medicine, seguiu 850 adultos de mais de cerca de 6 anos. Níveis séricos baixos de vitamina D no início do estudo foram associadas com o declínio cognitivo substancial (medida pelo exame Mini-Mental) até o final estudo. Editorialistas advertem que "os níveis baixos de vitamina D pode ser simplesmente um marcador de status sanitário inferior a causa dele." Eles escrevem que "uma base de dad
os rigorosos ... ainda não existe" para favorecer a utilização de suplementação de vitamina D para melhorar os resultados de saúde.
O outro estudo, publicado na revista Archives of Neurology, encontraram uma associação entre níveis baixos de vitamina D e o desenvolvimento da doença de Parkinson pelo acompanhamento de cerca de 30 anos mais tarde. Um editorialista considera os resultados promissores, mas preliminares.
Fonte:
Archives of Internal Medicine article (Free abstract)
Archives of Internal Medicine editorial (Subscription required)
Archives of Neurology article (Free abstract)
Archives of Neurology editorial (Subscription required)

Nenhum comentário: