terça-feira, 6 de abril de 2010

A ingestão de leite pode prevenir o surgimentoda hipertensão arterial e diabetes?

A ingestão de leite é amplamente recomendada para uma dieta saudável. Evidências recentes sugerem que o leite e os produtos lácteos estão associados a um menor risco de diabetes melito do tipo 2 e hipertensão arterial (pressão alta).

Por outro lado, a ingestão elevada de cálcio, sal mineral encontrado em abundância nos derivados do leite, foi associada a maior risco de câncer de próstata.

A quantidade de cálcio e de vitamina D presentes em produtos lácteos tem efeito benéfico no metabolismo da glicose (açúcar) e no sistema-renina-angiotensina-aldosterona (substâncias liberadas pelos rins que causam retenção de sal e estreitamento das artérias), além de regular o peso corporal.
A associação entre o consumo elevado de laticínios e cálcio, e o risco de câncer de próstata está relacionada à presença de estrogênios e de fator de crescimento semelhante à insulina (IGF-I) no leite.

Com base nas evidências atuais, é possível afirmar que o leite e os produtos lácteos, se consumidos em quantidades adequadas e, principalmente, com reduzido teor de gordura, tenham um efeito benéfico na prevenção da hipertensão arterial e do diabetes. Sua função potencial no surgimento do câncer de próstata não é bem definida e requer estudos adicionais.

Fonte: Arquivos Brasileiros de Endocrinologia e Metabologia

FONTE

Artigos relacionados:

• Nutr J 2009 May 21;8:21.
Stroke and plasma markers of milk fat intake--a prospective nested case-control study

• Nutr J. 2009 Oct 1;8:45.
Effects of a fibre-enriched milk drink on insulin and glucose levels in healthy subject

Nenhum comentário: