sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Amamentar pode proteger a longo prazo contra a síndrome metabólica

Noticiado pelo USA Today que "amamentar pode oferecer as mães proteção a longo prazo contra condições ligadas à diabetes e doença cardíaca". Analisando dados sobre "704 mulheres em um estudo ainda em execução sobre fatores de risco cardiovasculares", uma equipe da Divisão de Pesquisa do Kaiser Permanente's encontrou que "quanto mais tempo um mulher amamenta, menores as suas chances de desenvolver síndrome metabólica".

Mesmo amamentando "por apenas uns poucos meses pode significativamente reduzir o risco de desenvolver síndrome metabólica". "Nas mulheres que não tiveram diabetes relacionado à gestação (gestacional), amamentação por um a cinco meses reduziu o risco de desenvolver síndrome metabólica por 39%, enquanto amamentar pelo mesmo período reduziu o risco em 44% nas que tiveram diabetes gestacional".

"Entre as estudadas como um todo, amamentar por mais que 9 meses foi associado com uma redução de 56% no risco de desenvolver síndrome metabólica durante o período de seguimento". Em comparação, "nas mulheres que desenvolveram diabetes gestacional em uma ou mais gestações, a redução de foi de 86%". O estudo que foi patrocinado pelo National Institutes of Health," será publicado no periódico Diabetes.

Nenhum comentário: