terça-feira, 30 de junho de 2009

Ganho de peso na gestação: novas recomendações

No final de maio o "Institute of Medicine and the National Research Council" dos EUA liberou uma nova recomendação para ganho de peso na gestação. Esta é uma atualização de diretrizes publicadas no final dos anos 90 e leva em conta as mudanças demográficas que ocorreram nos EUA (e também no Brasil), particularmente o aumento no número de mulheres com excesso de peso ou obesidade engravidando.

A nova diretriz (em inglês) pode ser encontrada no site do Institute of Medicine.

As diretrizes anteriores recomendavam que o ganho de peso deveria ser ótimo para o bebê. As novas diretrizes também levam em conta o bem-estar da estante. Esta é uma mudança fundamental.

As diretrizes de 2009 também diferem das anteriores em dois outros pontos. São baseadas no índice de massa corporal (IMC) da OMS e não mais nas tabelas da Metropolitan Life Insurance. Também recomendam um intervalo menor de peso para as mulheres obesas.

A recomendação de ganho de peso para cada categoria de IMC pré-gestação são as seguintes:

  • Baixo peso (< 18,5 kg/m2); ganhar de 13 a 18 kg
  • Peso normal (18,5 – 24,9 kg/m2); ganhar de 11 a 16 kg
  • Sobrepeso (25,0 – 29,9 kg/m2); ganhar de 7 a 12 kg
  • Obesa (≥30 kg/m2); ganhar de 5 a 10 kg

Mulheres que ganharem peso dentro destes limites terão melhor saúde que engordarem fora deles.

O melhor seria que as mulheres que não estão dentro do peso normal procurem atendimento médico e nutricional antes de engravidarem, entretanto poucas fazem isso. O importante é orientar as gestantes e fornecer apoio para conseguirem atingir os objetivos de peso saudável.

A diretriz também recomenda mais pesquisas sobre a influência da dieta, atividade física, praticas de alimentação, segurança alimentar e ambiente físico e social sobre o ganho de peso na gestação.

Referência:

OM (Institute of Medicine). Weight Gain During Pregnancy: Reexamining the Guidelines. Washington, DC: The National Academies Press. Posted online May 28, 2009.

Nenhum comentário: