quinta-feira, 26 de julho de 2007

Efeito do aconselhamento dietético para perda de peso

Após a busca em bancos de dados de artigos médicos foram selecionados 46 estudos para uma análise agrupada (metanálise). Os dados de 6386 pessoas recebendo aconselhamento dietético e 5467 pessoas recebendo cuidados usuais. O objetivo destes estudos era a perda de peso por limitar a ingesta de gorduras ou calorias, aumento na atividade física foi promovido em 42 estudos. O aconselhamento foi realizado em encontros de grupo (18 estudos), consultas individuais (13 estudos), combinação de aconselhamento em grupo e individual (11 estudos), Internet (3 estudos) e 2 estudos não informaram a forma de aconselhamento.

Os resultados dos estudos aleatórios (randomizados) comparando programas de emagrecimento com aconselhamento dietético com cuidado usual produziu um efeito final da perda de 6% do peso inicial em um ano. Apesar dos resultados modestos sabe-se que mesmo pequenas perdas de peso diminuem o risco cardiovascular e nas pessoas com intolerância a glicose evitam o surgimento de diabetes melito.

Importante também foi o achado que enquanto estiveram em fase ativa de aconselhamento os participantes continuaram a perder peso, mesmo que lentamente, ou mantiveram o peso perdido. Quando colocados em 'fase de manutenção' e apenas observados começaram a ganhar novamente o peso perdido.

Referência

Dansinger ML et al. Meta-analysis: the effect of dietary counseling for weight loss. Ann Intern Med 2007;147:41-50

Nenhum comentário: