Não se sabe se este efeito de aumento dos eventos cardiovasculares encontrado para a rosiglitazona é um efeito de classe, isto é, para todas as glitazonas ou se é um efeito característico da rosiglitazona.
Em estudo clínico aleatório comparando os efeitos das duas glitazonas atualmente disponíveis no mercado, pioglitazona (Actos®, Abbot) e rosiglitazona (Avandia®, Glaxo Smith Kline), sobre a concentração e tamanho das lipoproteínas.
Os achados foram que o tratamento com a pioglitazona aumentou menos a concentração de VLDL e diminuiu mais o tamanho das VLDL que o tratamento com a rosiglitazona. O tratamento com pioglitazona reduziu a concentração de partículas de LDL enquanto a rosiglitazona a aumentou. Ambos os tratamentos aumentaram o tamanho das partículas de LDL, com a pioglitazona tendo um maior efeito. Enquanto o tratamento com pioglitazona aumentou a concentração total de partículas de HDL, o tratamento com rosiglitazona a diminuiu; ambos aumentaram os níveis de HDL.
Para se responder a questão se é ou não um efeito de classe o aumento de eventos cardiovasculares encontrado para rosiglitazona é necessário a realização de estudos desenhados especificamente para este fim, entretanto, acumula-se cada vez mais evidências que a pioglitazona parece ter um perfil diferente de ação sobre as lipoproteínas e provavelmente tenha um efeito também diferente sobre os eventos cardiovasculares.
Referência:
Mark A. Deeg et al. Pioglitazone and Rosiglitazone Have Different Effects on Serum Lipoprotein Particle Concentrations and Sizes in Patients With Type 2 Diabetes and Dyslipidemia. Diabetes Care
2007; 30(10):2458–2464 [Abstract]
Nenhum comentário:
Postar um comentário