quarta-feira, 5 de setembro de 2007

Como o café eleva o colesterol

O consumo de café parece ser saudável e prevenir o desenvolvimento de diabetes melito tipo 2, hipertensão, síndrome metabólica e doença cardiovascular quando consumido regularmente e sem excessos. Entretanto é sabido que o café expresso ou preparado sem o uso de coador pode elevar o colesterol e mesmo aumentar o risco de doença cardiovascular.

O cafestol, um diterpeno, é a mais potente substância presente na dieta humana capaz de elevar o colesterol plasmático. Como ele causa o aumento do colesterol e dos triglicérides no sangue começa a ser melhor entendido após estudos realizados pela Marie-Louise Ricketts, Ph.D. no Baylor College Fo Medicine em Houston, Texas.

O cafestol inibe a enzima CYP7A1, principal passo limitante na síntese de ácidos biliares, altera o perfil de expressão gênica hepática de enzimas metabolizadoras de lipídios e desintoxicantes e atua como inibidor dos receptores FXR e PXR. O efeito antagonista sobre os receptores FXR e RXR no fígado e intestino explicam a maior parte dos efeitos sobre os lipídios plasmáticos.

Referências:

Marie-Louise Ricketts, et al. The Cholesterol-Raising Factor from Coffee Beans, Cafestol, as an Agonist Ligand for the Farnesoid and Pregnane X Receptors
Mol. Endocrinol.
, 2007; 21(7): 1603 – 1616 [Abstract]

Nenhum comentário: