Mulheres que bebem quantidade leve a moderada de álcool pode ganhar menos peso do que as abstêmias à medida que envelhecem, os relata a Archives of Internal Medicine.
Aproximadamente 19.000 profissionais de saúde do sexo feminino com peso normal, de meia-idade, responderam questionários de freqüência de consumo de álcool e de alimentos e, em seguida, foram seguidas por uma média de 13 anos. Durante esse tempo, 41% desenvolveram sobrepeso ou obesidade.
Após o ajuste para fatores como idade, consumo de energia não-alcoólica e atividade física, as mulheres que beberam de 0,5 a 2 doses por dia tinham significativamente menos probabilidade de se desenvolverem sobrepeso ou obesidade durante o acompanhamento, em comparação com aquelas que se abstiveram de beber.
Os autores escrevem que o consumo de álcool pode resultar em uma perda líquida de energia no sexo feminino (possivelmente explicado por alterações metabólicas ou da ingestão de alimentos menos calóricos). No entanto, eles enfatizam a importância de "avaliar os efeitos adversos e benéficos do comportamento de beber em um contexto amplo" antes de fazer recomendações sobre o uso de álcool.
Archives of Internal Medicine (Resumo gratuito, texto integral requer assinatura)
Nenhum comentário:
Postar um comentário