terça-feira, 17 de maio de 2011

Fogachos: A estrada é mais longa que pensávamos?

Sintomas vasomotores (fogachos) podem persistir por uma década ou mais, dependendo de quando começaram.

Fogachos, a queixa mais comum da menopausa, foi relatada durando de 6 meses a mais de 5 anos (JW Womens Health Jun 18 2009). Para compreender melhor este sintoma incômodo, pesquisadores fizeram um estudo populacional prospectivo tipo coorte (Penn Ovarian Aging Study) em que 259 mulheres entre 35 – 47 anos sem usarem reposição hormonal foram seguidas por 13 anos, tempo em que passaram pela menopausa.

A duração média de fogachos moderado a grave foi de 10,2 anos. As mulheres que relataram tais fogachos quando entravam na transição da menopausa foram mais prováveis de experimentá-los por mais tempo (11,2 anos) que as mulheres que começaram a senti-los durante a fase final ou na pós-menopausa. Análise ajustada mostrou que os fogachos duraram mais nas negras que nas brancas, e nas não-obesas que nas obesas. Entre as fumantes a duração foi semelhante.

Comentários: o tratamento mais efetivo para os sintomas vasomotores é terapia hormonal. Contudo, os médicos são encorajados a tratar as mulheres pelo menor tempo possível.

Este estudo fornece mas informação que tão longo o “menor tempo possível” pode ser.

Anne A. Moore, WHNP/ANP-BC, FAANP

Published in Journal Watch Women's Health May 12, 2011

Citation(s):

Freeman EW et al. Duration of menopausal hot flushes and associated risk factors. Obstet Gynecol 2011 May; 117:1095.

Através d
Detect language » Portuguese