quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Comer depressa diminui a saciedade

O Time (4/11/09) noticiou que "comer lenta e conscientemente tem muitas vantagens físicas". Por exemplo, um estudo publicado em 4 de novembro no Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism
"indica que quando as pessoas comem apressadamente, seus corpos liberam menos hormônios intestinais – peptídeos YY e glucagon-like – necessários para disparar a saciedade". E, em um estudo similar, recentemente publicado no Journal of the American Dietetic Association, pesquisadores "encontraram que pessoas que comem conscientemente, significando que elas estavam atentas de porque comeram e pararam de comer quando se sentiram satisfeitas, pesaram menos que aqueles que comeram desatentamente, significando que comiam quando não estavam com fome ou em resposta à ansiedade ou depressão".

No primeiro estudo após 17 "voluntários comerem 300 mL de sorvete a diferentes velocidades", os pesquisadores gregos encontraram que "os participantes que levaram 30 minutos para terminar de comer tinham maiores concentrações de peptídeos YY e glucagon-like e também tendiam a se sentirem mais satisfeitos comparados aos que gastaram menos tempo para comer". Em um release da Endocrine Society, o pesquisador principal Alexander Kokkino afirmou: "Nosso estudo fornece uma explicação possível para a relação entre a velocidade ao comer e a alimentação excessiva por mostrar que a velocidade com que uma pessoa come pode influenciar a liberação de hormonios intestinais que sinalizam ao cérebro quando parar de comer.