domingo, 27 de julho de 2008

Glicemia após a glicose melhor que glicemia em jejum em crianças obesas

A glicemia de jejum descobriu menos crianças e adolescentes com pré-diabetes que a glicemia 2 horas após uma dose de glicose oral em crianças e adolescentes obesos em uma pesquisa no Canadá.

Apesar de a recomendação da ADA (American Diabetes Association) ser que a melhor ferramenta de 'screening' é a glicemia de jejum nesta coorte canadense usar apenas a glicemia de jejum paria perder um em quatro pré-diabéticos.

Fonte:

BMJ 2008;337:a488

segunda-feira, 21 de julho de 2008

O papel da Vitamina D em aumentar a longevidade

Um estudo liderado por pelo Dr. J. Brent Richards, do St. Thomas Hospital, Londres, Inglaterra, focou na associação entre os níveis de vitamina D e o comprimento dos telômeros leucocitários – quanto mais comprido menos envelhecido é biologicamente uma pessoa é.

Quando menor a concentração sanguínea de Vitamina D menor foi o comprimento dos telômeros leucocitários. Apesar de o estudo não poder fazer associações causais parece que a vitamina D é importante para modular a resposta inflamatória e também o envelhecimento.

Fonte:

Richards JB, Valdes AM, Gardner JP et al. Higher serum vitamin D concentrations are associated with longer leukocyte telomere length in women. Am J Clin Nut, 2007:86;1420–5

Dormir pouco associado a obesidade e Diabetes Melito

A tese da associação entre a privação de sono com a obesidade e o diabetes melito foi apresentada pela Dr. Eve Van Cauter na ENDO 07. Estudo epidemiológicos realizados desde a década de 1960 mostram que a duração média do sono entre os norte-americanos reduziu de 9 a 8 horas para menos de 7 atualmente. Há dados de experimentos em laboratório mostrando que a falta de sono causa aumento da resistência à insulina, reduz a capacidade das células β pancreáticas de compensarem a resistência à insulina, causa um desequilíbrio entre os hormônios da fome e saciedade para um estado de mais fome.

A forma de corrigir este problema é pedir que as pessoas durmam um pouco mais, entre uma a uma hora e meia por noite. Mas se a adesão for semelhante à solicitação que sejam mais fisicamente ativas ou que reduzam a quantidade de calorias consumidas por dia os resultados não são animadores.