domingo, 4 de novembro de 2007

Topiramato contra dependência de álcool

O anticonvulsivante topiramato (Topamax®, Jassen-Cilag) tem se mostrado útil em várias doenças além da epilepsia. Uma mais nova utilidade é no tratamento da dependência ao álcool.

Pesquisadores da Universidade de Virgínia, Estados Unidos, liderados por Bankole Johnson estudaram o efeito do topiramato sobre o consumo de álcool em dependentes em estudo multicêntrico randomizado de 14 semanas de duração com o objetivo de determinar se o topiramato é seguro e eficaz comparado ao placebo. Foram excluídos pacientes com transtornos psiquiátricos outros que a dependência ao álcool e dependentes de drogas ilícitas; que estavam em uso de estabilizadores de humor, lítio, antipsicóticos, inibidores da anidrase carbônica, analgésicos opióides ou corticosteróides sistêmicos.

O grupo recebendo topiramato comparado com o placebo teve menos recaídas, teve menos dias de bebedeira pesada e melhores exames laboratoriais associados ao consumo de álcool, teve também mais efeitos adversos incluindo parestesia, perversão do paladar, anorexia e dificuldade de concentração.

Referência:

Bankole A. Johnson at al. Topiramate for Treating Alcohol Dependence: A Randomized Controlled Trial. JAMA; 2007, 298(14):1641-1651 [Abstract]